Complemento para os processos de aprendizagem

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Para se alcançar os perfis de formação previstos nos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, há um esforço coletivo para que o planejamento das atividades seja construído pelo conjunto de professores que pertencem a uma certificação em específico e aos ciclos de estudo no semestre.

Cursos de extensão são previstos, dentro das atividades formativas propostas nas certificações, em função de demandas específicas ou diante de vivências interessantes para complementar o processo de aprendizagem previsto nos planos de ensino. Uma vez que permitem a convivência dos estudantes regulares com o entorno da universidade, cumprem a função de dinamizar os ambientes.

As características dos cursos de extensão no contexto da organização curricular de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda obedecem aos critérios definidos no planejamento dos professores e à articulação de seus conteúdos com as necessidades das certificações às quais estão vinculados. Em síntese, os cursos de extensão contemplam

  • Uso de ferramentas para criação e elaboração de blogs e sites
  • Uso de ferramentas para captação e edição de áudio
  • Uso de ferramentas para captação e edição de vídeo
  • Uso de ferramentas para captação e edição de imagem
  • Editoração de materiais jornalísticos e publicitários
  • Referenciais sobre leis de incentivo em diversas instâncias da comunicação
  • Oficinas para exercício de escrita e oratória
  • Hipertexto e Hipermídia
  • Grupos de estudo

A carga horária depende do contexto e das demandas, mas não ultrapassam 30 horas. E as atividades devem constar, obrigatoriamente, dos planos de ensino referentes às certificações nas quais os cursos de extensão estão inscritos. Contam como atividade complementar apenas para os estudantes que não estão matriculados nas certificações às quais os cursos de extensão em oferta pertencem.

Quando não houver proposta de oferta para cursos de extensão dentro dessa perspetiva, o planejamento das atividades formativas incluem obrigatoriamente a extensão nos planos de ensino, seja em forma de diálogo sociocultural ou de práticas de investigação com o objetivo de reforçar a autonomia na aprendizagem e a expansão da capacidade de interpretação sobre os fenômenos cotidianos.

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