Ambulatório na universidade presta atendimentos pelo SUS à comunidade de Palhoça

Diversas especialidades médicas são oferecidas para pacientes encaminhados por médicos do sistema público de saúde

Recentemente completou um semestre que o Ambulatório de Ensino Integrado – AMEI Professor Álvaro José de Oliveira, administrado pela UNISUL, vem prestando atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à comunidade de Palhoça.

O AMEI, localizado ao lado do Complexo Esportivo da unidade Pedra Branca, tem 20 consultórios. Os atendimentos são realizados por professores e estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem da Unisul nas áreas de pediatria, ginecologia, clínica médica, psiquiatria, cardiologia, pneumologia, endocrinologia, além de odontologia por meio da radiologia digital.

De acordo com João Ghizzo, coordenador do curso de medicina, “o aumento de oferta de vagas exigiu mais espaços e ambulatórios. E com 20 consultórios podemos prestar atendimentos de qualidade, com conhecimento e ética, porque podemos fazer muito pela nossa comunidade universitária e geral. Fazer a diferença na vida dos nossos pacientes”.

Para agendar uma consulta são necessários alguns procedimentos. O paciente, primeiramente, precisa consultar-se em outra unidade de atendimento ou com um clínico geral, que insere o caso na lista de espera do SUS. Em seguida, é feita uma triagem avaliando o paciente para que o médico responsável o encaminhe ao AMEI.

Além da nova unidade em Palhoça, a Unisul atende no ambulatório do Campus de Tubarão e administra a Policlínica no centro de Palhoça. As estruturas viabilizam o ensino, a pesquisa e a extensão na área da saúde, em trabalhos interdisciplinares que envolvem professores, estudantes e profissionais no atendimento à população.

Deixe uma resposta