Jornalismo e publicidade lançam revista transmídia

Estudantes do quinto ciclo estudaram o humano por trás da tecnologia para conceber a marca, o produto e a divulgação

 

Revista Eva tem como foco principal a tecnologia sob uma perspectiva humanizada. Apresenta entrevistas com personagens que estão por trás dos inúmeros dispositivos tecnológicos existentes, abordando também os impactos sociais, culturais, econômico e político vinculado ao setor tecnológico. A Revista tem uma proposta transmídia, ou seja, dialoga com diferentes plataformas digitais oferecendo conteúdo complementar sobre o que foi abordado nas reportagens.

Para o professor Luciano Bitencourt, a ideia de produzir a revista surgiu com o intuito de dar continuidade a este produto. “Todos os semestres na certificação Expressões Visuais Gráficas, propomos a elaboração de um projeto. Faz parte da certificação ter um produto final. Neste semestre propusemos a revista porque queremos sedimentar um produto que vá ser usado pelo curso daqui para frente. A ideia é fazer com que a revista continue’’, conta. A primeira edição da revista Eva foi criada pelos estudantes do 5º ciclo de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda.

Aos alunos de Publicidade coube pensar no planejamento visual e conceitual da marca, concepção do produto e formas de divulgação. Os estudantes de Jornalismo ficaram responsáveis pelo planejamento editorial e gráfico e a produção das matérias. “São atividades complementares importantes. O processo é dinâmico. Ao longo do semestre vamos alimentando as mídias sociais baseadas nas estratégias de divulgação e nas concepções de marca e produto. Ao mesmo tempo em que vamos produzindo conteúdo jornalístico. É bastante rico como aprendizado’’, afirma Bitencourt.

Jornalismo

O aluno Maycon Souza e seu grupo trabalharam com reportagens tendo foco na tecnologia e os idosos. “Fomos até um grupo de idosos ver como eles se relacionavam com a tecnologia. A gente foi também até uma aula de smartphone, para turma da terceira idade. Preferimos ir até os locais e viver as experiências, então a gente passou uma tarde inteira com os idosos, assistimos uma aula toda com duração de duas horas para poder acompanhar melhor o processo. Na transmídia trabalhamos com conteúdo fotográfico e frases que acompanhavam a foto. Dentro do grupo de idosos fizemos um álbum de fotos deles e complementamos com uma coisa que eles mais gostavam de fazer, alguma lembrança, alguma saudade’’.

Publicidade e Propaganda

A turma de publicidade e propaganda ficou responsável pela criação e divulgação da marca, tanto online, quanto off line e também planejou e executou o evento usando como divulgação cartazes com QR Code para as redes sociais e maçãs que continham adesivos com a logo da revista e o QR Code. A ideia da maçã é associada a história do nome Eva. A turma também produziu todas as mídias sociais, vídeos institucionais e o making off. Grazielli Silveira, aluna de publicidade, que fez parte da dupla de gerenciamento de projeto, conta que tiveram bastante cuidado com os prazos, os processos. “Fazíamos todo o sistema funcionar em conjunto e se comunicar para manter o padrão da marca’’.

O lançamento

O lançamento da revista Eva, que ocorreu no dia 26 de junho na Unisul Unidade Pedra Branca, contou com a participação dos professores e alunos dos dois cursos e de dois palestrantes. Marcelo Silva Barcelos, jornalista, mestre e doutorando em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e  Cláudio Reis, ex-CEO da empresa Conceitual Sistemas de Informações Ltda. Atualmente ele promove palestras, aulas de algoritmos para não-programadores no Projeto Pescar na Aemflo/CDL São José, e atua em startups como mentor e investidor.

Para mais informações e conteúdo da Revista Eva, acessem as plataformas digitais. Facebook, Twitter , InstagramYoutube. E também pelo site da Revista Eva.

Matéria publicada originalmente no portal UnisulHoje.

Deixe uma resposta