Evento de neurociência apresenta pesquisas sobre saúde mental

Profissionais e pesquisadores trataram de temas que ainda são cercados de desinformação por serem pouco debatidos

O Laboratório de Neurociência Experimental da Unisul Pedra Branca (Lanex), promoveu nesta segunda-feira, 19, quatro palestras sobre saúde mental para estudantes da área da saúde. Durante o evento Escola de Neurociência foram abordados temas relacionados a suicídio, depressão, ansiedade e práticas integrativas ao tratamento desses transtornos, como exercício físico, por exemplo.

Os efeitos das práticas integrativas (aromaterapia e outras) na saúde mental, prevenção da depressão e ansiedade na adolescência por meio do exercício físico, mitos e verdades a respeito do suicídio – uma abordagem baseada em evidências científicas, Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram os temas das palestras dedicadas a estudantes de diferentes cursos.

“A  que mais me chamou a atenção foi a que comentou sobre depressão entre jovens. Por ter um conteúdo amplo sobre a área e abordar temas de interesse geral, foi algo que, para mim, que sofro com isso, ajudou a esclarecer minhas dúvidas e me incentivar a querer saber mais”, comentou João Victor Freitas de Souza, aluno de Fisioterapia da Unisul.

Para Helena Filippi Fermino, estudante de Enfermagem da Unisul, “é muito interessante expandir esses conceitos a uma prática integrativa e complementar ao tratamento. E também ampliar o pensamento sobre outras formas de tratamento e terapia para a saúde mental.”

As conferências foram conduzidas por profissionais e pesquisadores da área da saúde. Foram destinadas a estudantes e professores, mas o evento foi aberto à comunidade.

Deixe uma resposta