Monitorias

Comunicação e Linguagem – Discursos em Comunicação:

Sob a superintendência da professora Helena Santos Neto, os alunos da certificação Comunicação e Linguagem, Publicidade e Propaganda, e Jornalismo, 3º ciclo, contam com o suporte da monitora Maiara dos Passos Nascimento, que atua na disciplina de U.A. Discursos e Comunicação. Essa U.A. é complexa. Sendo a primeira análise discursiva e também um artigo científico mais detalhado, fruto do processo de todo o semestre, a monitoria nesta disciplina serve para os alunos obterem uma opinião e apoio teórico a mais. É algo de muita relevância do ponto de vista pedagógico. Dentre as atividades desenvolvidas que dão auxílio aos alunos, há oficinas de revisão conceitual, elaboração de artigo científico, normas ABNT e auxílio na revisão da análise discursiva. A monitoria dispõe de 3h semanais, às 3as feiras à tarde. Na prática, os alunos em sala e, unanimamente, preferem contactar a monitora sob demanda. Enviam e-mails, chamam inbox, conversam ou agendam horário presencial.

 


Comunicação nas Organizações contemporâneas:

Sob a superintendência da professora Daniela Germann, os alunos da certificação Comunicação nas Organizações contemporâneas, curso de Publicidade e Propaganda, contam com o suporte da monitora Pâmela Mendes, que atua na disciplina de Comunicação Integrada. Nesta certificação os monitores são fundamentais no apoio ao alunos e professores para a organização de atividades como vivências, eventos, palestras e etc. Portanto, também são peças chaves e de muita relevância do ponto de vista pedagógico. A monitoria dispõe de 3h semanais para auxílio na disciplina, bem como nestes eventos que complementam e integram o ensino dentro dos cursos de comunicação Social da universidade. Neste semestre, a monitoria estará auxiliando a turma na organização do I Comunisul Pocket, permanecendo ativa também durante todo o evento para quaisquer prestação de serviços.

 


Comunicação, Mídia e Política:

Sob a superintendência do professor Jacir rocha Gonçalves, os alunos da certificação

Comunicação, Mídia e Política, curso de Publicidade e Propaganda, e jornalismo, contam com o suporte da monitora Maria Luiza Camargo, que atua na disciplina U.A.  Mídia: Política e Ideologia. A monitoria contribui também à disciplina de Ética e Consumo, do curso de Publicidade e Propaganda. Nesta certificação o apoio da monitoria é de extrema relevância, pois permite estabelecer um canal de comunicação entre o ensino e a aprendizagem dos alunos, facilitando a relação entre o conhecimento, o ensino e a aprendizagem; ao mesmo tempo em que facilita a comunicação docente e discente. As atividades desenvolvidas são de comparecer com o professor na sala de aula para acompanhar o desenvolvimento da disciplina. Orientar os alunos no desenvolvimento de experiências e atividades práticas. Auxiliar na orientação de aprendizagem dos alunos. Fazer acompanhamento online de necessidades, dúvidas e trabalhos de grupo e individual. A monitoria dispõe de 3h semanais para auxílio na disciplina, comparecendo 1h por dia, das 18h às 19h, no atendimento presencial, junto à sala no Bloco C em frente ao Auditório C.

 


Jornalismo e não ficção:

Sob a superintendência da professora Raquel Wandelli, os alunos da certificação de Jornalismo e não ficção, curso de jornalismo, contam com o suporte do Monitor Vinícius Marinho Flausino, que atua na unidade de aprendizagem Jornalismo e literatura: encontros e confrontos. Nesta certificação o apoio da monitoria recebe o importante papel de mediar as relações entre os professores e a turma no sentido de favorecer a harmonia, o diálogo e a participação nas decisões pedagógicas relativas ao conteúdo teórico e principalmente às atividades formativas integradoras do Trabalho Final da certificação implicada. Sua atuação também deve se destacar na definição dialogada com o orientador das melhores soluções didático-pedagógicas que atendam os objetivos da unidade. Cumpre ainda a importante tarefa de auxiliar o professor na elaboração de materiais didáticos e divulgação das atividades previstas durante o semestre. As atividades são desenvolvidas por meio de uma ponte de diálogo entre turma de alunos e professor; discussão das estratégias de abordagem e metodologias de ensino com o professor; elaboração de material didático para divulgação das atividades do semestre (mesas-redondas, palestras, vivências, reportagens); e auxílio na coordenação dessas atividades. A monitoria dispõe de 3h semanais para diálogos pessoais sobre as demandas da unidade, solicitações de tarefas feitas pessoalmente, por e-mail ou telefone. Horário e local de atendimento: Hemeroteca, quarta, das 16h às 19h.