Nossas ideias sobre o exercício acadêmico-jornalístico

Projeto Jornal-Laboratório: ambiente de aprendizagem dentro de uma visão hipermídia é um artigo publicado em 2013 no livro “Jornalismo-Laboratório: Impressos”, editado pela EDUNISC e organizado pelos professores Demétrio de Azeredo Soster e Mirna Tonus. O artigo, enscrito por Raquel Wandelli e Luciano Bitencourt, aborda as concepções e a relação do jornal-laboratório com o projeto pedagógico do curso de Jornalismo da Unisul Pedra Branca. Em síntese, explora a formação jornalística num contexto de transformação tecnológica a partir da valorização de povos invisíveis no cenário midiático e social, e da intervenção do Jornalismo na construção de uma realidade social mais diversa.

As referências construídas no âmbito do jornal-laboratório com a preocupação de dimensionar sempre seu papel no contexto formativo do curso são agora argumento para se pensar perspectivas de intervenção no Jornalismo enquanto conhecimento e enquanto práxis profissional. O laboratório abre-se a outros suportes e linguagens, a outros produtos da cultura do impresso, insuflados pela convergência tecnológica e pelos processos inovadores no campo da comunicação. Mas é enquanto labor jornalístico pensado academicamente e estruturado em ciclos formativos que o laboratório ganha um lugar significativo no processo de ensino-aprendizagem na área.

Deixe uma resposta