Propaganda e Consumo

sétimo ciclo

150 horas, de terça à quinta-feira

competências a desenvolver

  • Expressar visão histórica e prospectiva, centrada nos aspectos sócio-econômicos e culturais, revelando compreensão das implicações econômicas, sociais, antropológicas, ambientais, estéticas e éticas de sua atividade em relação ao consumo

conteúdo

  • Processos psicológicos, sociologicos e culturais básicos
  • Necessidades, desejos e relações entre consumo e mercado
  • Formas simbólicas e econômicas de mediação
  • Indivíduo/Sujeito e sociedade
  • A mudança das relações através das redes sociais e a geração de “prossumidores”
  • Novas tendências de consumo
  • Reflexão sobre pesquisa de mercado e de opinião e motivação na Propaganda
  • Publicidade, informação e entretenimento
  • Consumismo e controle social
  • As linguagens do consumo: persuasão, informação e promoção
  • Propaganda sustentável, consumo responsável e suas condições de possibilidade
  • Código de Defesa do Consumidor e ECA
  • Códigos deontológicos e ética em publicidade e propaganda

habilidades

  • Refletir analítica e criticamente sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico
  • Compreender criticamente processos envolvidos na recepção de informações e seus impactos sobre os diversos setores da sociedade
  • Interpretar, classificar, explicar, criticar e contextualizar informações
  • Coordenar o desenvolvimento de materiais de comunicação voltados para a realização dos objetivos estratégicos das empresas
  • Analisar contextos, interpretar dados e sintetizar idéias como forma de se posicionar

unidades de aprendizagem

PROPAGANDA E SOCIEDADE (90h)
terças-feiras (60h)
quartas-feiras (primeira metade do ciclo - 30h)

Ementa: Processos psicológicos, sociologicos e culturais básicos. Necessidades, desejos e relações entre consumo e mercado. Formas simbólicas e econômicas de mediação. Indivíduo/Sujeito e sociedade. A mudança das relações através das redes sociais e a geração de “prossumidores”. Novas tendências de consumo. Reflexão sobre pesquisa de mercado e de opinião e motivação na Propaganda. As linguagens do consumo: persuasão, informação e promoção. Publicidade, informação e entretenimento.

ÉTICA E CONSUMO (60h)
quintas-feiras

Ementa: Propaganda sustentável, consumo responsável e suas condições de possibilidade. Código de Defesa do Consumidor e ECA. Códigos deontológicos e ética em publicidade e propaganda. Consumismo e controle social.

portfólio de produção

Pesquisas para análise de consumo

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