primeiro ciclo

240 horas, de segunda à quinta-feira

competências a desenvolver

  • Pesquisar, conceber e aplicar conhecimentos científicos e técnicos, específicos na elaboração criativa de peças e processos em projetos de publicidade e propaganda

conteúdo

  • Publicidade e propaganda, conceitos e diferenças
  • Estudo das linguagens e das técnicas da criação
  • O profissional de publicidade e propaganda, suas atividades e interrelações com o mercado, empresas e áreas afins
  • As possibilidades e tendências na criação publicitária
  • O processo de criação e a linha criativa
  • A estética e a funcionalidade das peças publicitárias nos meios
  • A textualidade / discursividade publicitária
  • A direção de arte e os estudos dos textos verbais e não verbais
  • A postura ética, os órgãos regulamentadores e a responsabilidades no processo de criação

habilidades

  • Compreender a história, o desenvolvimento, as tendências e as atividades dos profissionais de publicidade e propaganda e suas interrelações
  • Interpretar, compreender, contextualizar informações para realização do processo criativo
  • Utilizar linguagens estéticas e técnicas para planejar, criar, inovar e avaliar campanhas de comunicação e/ou publicidade
  • Gerar produtos e artefatos culturais em suas especialidades criativas para realização de projetos em comunicação
  • Reconhecer valores éticos e estéticos, respeitando a diversidade e a alteridade nos processos de comunicação e no âmbito cultural

unidades de aprendizagem

PUBLICIDADE E PROPAGANDA: 
CONCEITOS E TENDÊNCIAS (30h)
segundas-feiras (primeira metade do ciclo)

Ementa: História e conceitos da Publicidade e Propaganda. Tendências. O profissional e o mercado.

ÉTICA EM CRIAÇÃO (30h)
segundas-feiras (segunda metade do ciclo)

Ementa: Ética em criação em publicitária. Direitos autorais em criação. Código de autorregulamentação publicitária.

PLANEJAMENTO EM CRIAÇÃO (90h)
terças-feiras (60h) 
quartas-feiras (primeira metade do ciclo -30h)

Ementa: A pesquisa em criação. Inovação em publicidade e propaganda. Fases do processo criativo. Linguagens e técnicas.

PRODUTOS E PROJETOS EM CRIAÇÃO (90h)
quartas-feiras (segunda metade do ciclo - 30h) 
quintas-feiras (60h)

Ementa: O texto/discurso publicitário: verbal e não verbal. Direção de arte. A estética e a funcionalidade na criação. Linguagens e meios. Elaboração de produtos e projetos em comunicação.

portfólio de produção

Briefing criativo com execução de peças publicitárias

Deixe uma resposta